PESAR ou NÃO PESAR ?
- Dra. Ana Paula Melo
- 31 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

É uma dúvida recorrente que os pais têm. Já adianto que não existe uma resposta totalmente certa ou errada, pois cada um reage de um jeito ao se pesar. Algumas crianças podem não gostar, podem ficar ansiosas ou tristes e piorar seu controle (principalmente na adolescência). Mas para outras o ato de se pesar é indiferente e a balança acaba sendo uma ótima aliada.
Eu sou do grupo que RECOMENDA PESAR sim (exceto para aquelas que exemplifiquei logo acima).
Eu gosto de ensinar as crianças que a BALANÇA é nosso GUIA, nossa BÚSSOLA, nosso GPS. Sem esses instrumentos de navegação, podemos simplesmente estar no CAMINHO ERRADO e não saberemos. E podemos DEMORAR muito para perceber. Daí quando percebermos, temos que fazer o caminho todo de volta. Ou seja, perdemos muito tempo indo na direção errada, mais tempo voltando pelo caminho errado percorrido e mais tempo ainda começando a trilhar o caminho correto.
Pesar 1 vez por semana ou a cada 10 dias servirá para que os pais percebam qual o ritmo que a criança está:
1) Ganhando peso = significa que continua comendo mais calorias que está gastando.
2) Mantendo peso = significa que está comendo a mesma quantidade de calorias que está gastando.
3) Perdendo peso = significa que está conseguindo gastar mais calorias que está comendo.
E para cada resultado, automaticamente, vamos traçando metas. Melhorando aqui e acolá. Aumentando atividade física, reduzindo calorias, enfim... Tem que ser algo dinâmico.
Esperar sentado que seu filho emagreça só porque está comendo bolacha integral e bebendo leite desnatado não vai dar certo! Infelizmente não é tão fácil assim.
Com carinho, Dra Ana Paula Melo
Comments